sexta-feira, 20 de abril de 2012

CHEQUES DENTISTA

                                 

       Já se encontram disponíveis os cheques
    dentista dos alunos nascidos em 1998.

    Os Encarregados de Educação devem
    contactar os Diretores de Turma dos seus
    educandos para os levantarem.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Escola em diálogo com..." Enfermeiros da Saúde Escolar

No passado dia 16 de fevereiro, no âmbito das atividades da "Escola em diálogo com..." estiveram presentes na nossa Escola as enfermeiras responsáveis pela saúde escolar da UCC da Boavista e uma equipa de enfermeiros estagiários da ESE do Porto.
Realizamos várias atividades relacionadas com o tema "Estilos de vida saudáveis". Começamos por realizar exercício físico no ginásio, depois exploramos a roda dos alimentos, analisamos rótulos de produtos alimentares, respondemos a um questionário sobre os nossos hábitos alimentares, medimos a nossa altura, o peso,  a tensão arterial e o perímetro da barriga. Por último estivemos a ouvir uma enfermeira ex-fumadora a falar sobre as causas e as consequências de fumar que obviamente não são boas ... "Fumar é feio!". Elaboramos ainda, cartazes sobre os temas abordados durante toda a manhã.
Foi um dia diferente e muito enriquecedor.
Aqui ficam algumas fotos desta atividade, dirigida a todos os alunos do 8ºano de escolaridade.
Carlos Nº4 8ºC




sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Campanha de prevenção de comportamentos violentos - 6º ano

À semelhança do que já tinha acontecido em todas as turmas do 7º ano, no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, foram desenvolvidas campanhas de prevenção de comportamentos violentos em todas as turmas do 6º ano. Estas campanhas foram dinamizadas pelas enfermeiras responsáveis pela Saúde Escolar da UCC da Boavista e por uma equipa de enfermeiros estagiários da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Foram realizadas três intervenções, a primeira foi de sensibilização para o problema, a segunda foi sobre Bullying e a terceira sobre assertividade. Esperamos que os objetivos da campanha sejam concretizados!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia mundial das massas

No dia 26 de outubro irá estar na sala de convívio dos alunos um nutricionista...faz-lhe perguntas e mede o teu índice de massa corporal! Aparece!

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.

Este ano a FAO (Food and Agriculture Organization) escolheu para o Dia Mundial da Alimentação o tema: Preços da alimentação - da crise à estabilidade.

Para assinalar esta data, na nossa escola, na semana de 10 a 14 de outubro, nas aulas de Formação Cívica os jovens foram alertados para a importância da prática de uma alimentação saudável.

O Gabinete de Saúde agradece a colaboração de todos os professores da escola envolvidos na concretização desta atividade e a colaboração da  Empresa Nestlé, que gentilmente ofereceu uma barrita de cereais a cada um dos nossos alunos.

domingo, 2 de outubro de 2011

Prevenção de Comportamentos Violentos

Está a ser desenvolvida  na nossa escola uma campanha para  prevenção de comportamentos violentos, dirigida aos alunos do 7º ano.

A primeira intervenção decorreu nos dias 29 e 30 de setembro, nas aulas de Formação Cívica. Foi feita uma ação de sensibilização sobre o tema, pelos enfermeiros estagiários da UCC- Boavista.

Os alunos preencheram um inquérito anónimo sobre comportamentos violentos e após a análise destes inquéritos serão feitas novas  intervenções de acordo com as necessidades prioritarias.